O Parlamento Europeu dá-te as boas vindas
O Parlamento Europeu é um importante fórum de debate político e de tomada de decisões a nível da UE. A escolha das suas deputadas e dos seus deputados é feita diretamente pelo corpo eleitoral em todos os Estados-Membros para representarem os interesses das cidadãs e dos cidadãos no que respeita à elaboração de leis da UE e para garantirem que as outras instituições da UE trabalham de forma democrática.
Poderes e procedimentos
O Parlamento atua como colegislador, partilhando com o Conselho o poder de aprovar e alterar as propostas legislativas e de decidir em matéria de orçamento da UE. Fiscaliza igualmente o trabalho da Comissão e de outros órgãos da UE e coopera com os parlamentos nacionais dos países da UE, a fim de obter os seus pontos de vista. Descobre como tudo isto funciona.
Organização e funcionamento
Descobre mais sobre o funcionamento no dia-a-dia de uma instituição internacional, multilingue e política como o Parlamento Europeu: os procedimentos, os locais de trabalho, as pessoas que dão apoio às deputadas e aos deputados e o orçamento parlamentar.
A democracia e os direitos humanos
O Parlamento entende que o seu papel consiste não só em promover a tomada de decisões democrática na Europa, mas também em apoiar a luta em favor da democracia, da liberdade de expressão e de eleições justas em todo o mundo. Lê mais sobre a forma como o Parlamento defende os direitos humanos no mundo.
No passado
O Parlamento Europeu tem, de forma consistente, vindo a ganhar competências através das sucessivas alterações aos Tratados europeus que deram cada vez mais peso ao único órgão diretamente eleito da UE. Vê de que forma o Parlamento ganhou gradualmente como um papel fundamental no processo de tomada de decisões da UE.
Ao longo dos anos e com as sucessivas alterações aos Tratados europeus, o Parlamento conquistou poderes substanciais em termos legislativos e orçamentais que lhe permitem definir, em conjunto com os representantes dos governos dos Estados-Membros no Conselho, o rumo que o projeto europeu deve tomar. Ao fazê-lo, o Parlamento tem procurado promover a democracia e os direitos humanos – não só na Europa, mas também em todo o mundo.